Sustentabilidade não é ambiente
Há muito tempo que venho a reparar que o termo sustentabilidade é, muitas vezes (demasiadas!), utilizado como sendo um sinónimo de ecologia ou protecção ambiental.
Confesso que esta visão me irrita particularmente! Porque é errada e limitadora!
É óbvio que o ambiente é um dos pilares fundamentais do desenvolvimento sustentável…afinal, a Terra é a nossa casa e nenhuma das nossas acções faria sentido se não tivéssemos em consideração essa base.
E defendo piamente a defesa do meio ambiente, da mesma forma que reconheço que é importante e benéfico que se fale do assunto e que o tema da sustentabilidade seja discutido, divulgado, valorizado e se torne num assunto corrente do quotidiano.
Aquilo que não aceito e com o qual não concordo é com o facto de essa associação ser redutora e excluir da equação e da discussão todo um leque de questões que são igualmente importantes. Com o facto do ambiente se sobrepor à dimensão social (e humana) e económica do conceito.
Não sei se é pelo facto de estudar estas questões há algum tempo ou simplesmente porque faz parte da minha natureza ver e procurar a interligação das coisas, mas faz-me confusão que assim seja…Faz-me confusão que não se perceba que estes três pilares – ambiente, sociedade e economia – não fazem sentido se não forem pensados em conjunto.