Um tema problemático mundial que começa a ganhar consciência na nossa sociedade, mas continua a ser um longo caminho a percorrer.
O que é o desperdício alimentar?
O desperdício alimentar resulta de alimentos que são descartados ou não consumidos.
As causas do desperdício acontecem em todas as fases, desde a sua produção até ao consumidor final.
No entanto, a nossa realidade no mundo “desenvolvido”, é que mais de 50% do desperdício de alimentos ocorre em nossas casas.
Enquanto isso, milhões de pessoas vão para a cama com fome e malnutridas todas as noites, e um quarto da comida desperdiçada mundialmente, poderia alimentar suficientemente cada uma destas pessoas.
Esta é uma realidade problemática que acarreta igualmente problemas a nível ambiental.
O lixo orgânico descartado nas lixeiras emite gases tóxicos muito fortes, pior que o dióxido de carbono, contribuindo para o aumento do ozono na atmosfera.
E como podemos minimizar o impacto que o desperdício, afecta a nível ambiental e social?
Podemos todos contribuir individualmente com pequenas atitudes em casa e nas compras que fazemos para reduzir a quantidade de comida que desperdiçamos.
Estas atitudes podem fazer uma enorme diferença, se feito pela maior parte da nossa população. Seria importante alertar e partilhar as seguintes técnicas com os nossos familiares, amigos, colegas, nas escolas, entre outros meios de comunicação.
Estas técnicas podem ser feitas com pouco esforço por cada um de nós, o que irá certamente contribuir para um menor desperdício.
- Planear refeições para a semana com listas de compras. Ter consciência quais as quantidades de alimentos consumidos pelo agregado familiar é fundamental para definir uma lista de compras com quantidades de alimentos especificas para a semana.
- Fazer compras com maior frequência e pouca quantidade de cada vez.
- Comprar a granel é o ideal para obter quantidades estritamente necessárias para a semana sem embalagens, poupando igualmente na conta de supermercado.
- Organizar despensa e frigorifico, colocando os produtos com validade reduzida mais perto e os de mais tempo de validade mais longe.
- Cozinhar em lotes, é uma maneira eficaz de utilizar rapidamente os produtos – que comprou, conserve no frigorifico o que irá consumir dentro de dias e congele o que ira consumir após 4 a 5 dias.
- Aproveite cascas e talos para fazer caldo de legumes, ou usar no preparo de outras refeições.
- O lixo orgânico deve ser colocado de parte para fazer compostagem, que se torna num rico adubo orgânico para a terra. Fazer compostagem é nutrir a terra, é como um acto de agradecimento por tudo o que ela nos dá em alimentos.
E lembre-se que a sua comida está no seu melhor quando está no seu prato, pronta para ser saboreada. Perfeita no frigorifico pronta para ser consumida. Guardada e conservada no congelador para outra altura, mas no seu pior quando está no lixo.
Pensar que cada alimento que nos é fornecido pela mãe natureza foi cuidadosamente energizado para nos nutrir e fortalecer o nosso corpo de forma a desenvolvermos de forma saudável.
Faz parte da sustentabilidade, retribuir de forma igual a nivel ambiental e social.
Por Cláudia Crespo
Pesquisadora e autodidata em alimentação saudável, simples e alternativa. Da paixão por alimentação, iniciei o projecto cozinha integrativa*.
www.cozinhaintegrativa.com