Todos os pais desejam um mundo melhor para os seus filhos e que estes cresçam e se tornem adultos responsáveis, conscientes e participativos.
A verdade é que não podemos protegê-los de tudo o que os espera, mas podemos ajudá-los a construir as competências necessárias para seguirem o seu caminho e enfrentarem os seus desafios.
Ao longo dos próximos dias irei partilhar contigo algumas reflexões e sugestões de atividades para ajudar nesta ambiciosa tarefa.
Conteúdos
Dia 1
inspirar um mundo melhor
Que crianças queremos educar para o futuro?
Dia 2
Por onde começar?
Por entre tanta informação, como podemos saber o que verdadeiramente importa transmitir?
Aceder ao printable
Dia 3
Como captar a atenção?
Tirar as crianças de frente dos ecrãs pode parecer um esforço sobrehumano...quais as alternativas?
Aceder ao quizz
Dia 4
Encontrar recursos
Que tipo de recursos e ferramentas podemos usar para trabalhar estas questões?
Aceder à oferta
Um pouco sobre mim
Fui uma criança feliz. Da minha infância guardo a lembrança da textura e o cheiro da terra, do verão e dos animais que sempre me acompanharam.
Cresci no meio da natureza e esta foi o cenário das minhas brincadeiras, das minhas fantasias e das minhas histórias. A criatividade foi o escape da minha timidez e o refúgio do mundinho isolado que construí para mim. À medida que fui crescendo, esse isolamento ganhou espaço dentro de mim.
Chegou a adolescência e, com ela, os medos, os complexos e também as mudanças… De casa, de escola, de amigos… E isso despertou uma sensação de perda e vazio que me iriam acompanhar até à idade adulta. Sentia que me faltava algo, um rumo, um propósito, um sentido para o que fazia. Durante muito tempo senti que queria ter um impacto positivo no mundo, mas não sabia que direção tomar.
Nas minhas histórias não encontrei apenas o meu propósito, mas também a minha voz interior e criança sonhadora que outrora fora e os valores que sempre tinham vivido dentro de mim e esquecera. Mas que quero passar aos meus filhos e partilhar com o mundo.