As embalagens de produtos infantis são apelativas e divertidas. Identificam-se facilmente e escondem no interior um produto de sabor que reconhecemos facilmente e nos fica gravado na memória.
A maioria dos produtos embalados são ricos em açúcar, facilmente ultrapassando a quantidade de açúcar recomendada para uma vida saudável pela Organização Mundial de Saúde.
São também ricos em farinhas de baixa qualidade, em aditivos e em gorduras hidrogenadas – gorduras transformadas industrialmente – com efeito na saúde do coração
Aprender a ler rótulos
Vamos analisar a lista de ingredientes deste produto-exemplo de croissants:
Farinha de TRIGO, óleos e gorduras vegetais, açúcar invertido, dextrose, glicerina, soro de LEITE em pó, levedura, OVO, emulsionantes (E-471 e E-472e), sal, proteína do LEITE, conservantes (E-282 e E-202), aromas, estabilizadores, agente de tratamento da farinha (ácido ascórbico) e corante (caroteno).
Pode conter vestígios de Frutos de casca rija, Soja, Sementes de sésamo.
A ordem dos ingredientes:
Os ingredientes estão escritos no rótulo por ordem. Assim, o primeiro ingrediente é o que está presente em maior quantidade.
A maiúsculas e negrito surgem os alergénios:
Os alimentos com maior probabilidade de causarem alergias, surgem em maiúsculas para que sejam mais facilmente identificados.
Aditivos:
Os aditivos reconhecem-se facilmente por terem nomes que tu não conheces e alguns pode ter a letra “E” seguida de 3 números.
Pretendem:
- Prolongar a validade do produto.
- Manter a textura fofa meses após a sua produção.
- Marcar a memória e ser facilmente identificados com a marca em questão.
Vestígios:
No final surge e a lista dos alimentos que se encontram numa quantidade pequena, que pode, no entanto ser de grande relevância em caso de alergias ou intolerâncias.
Desafio:
Vamos para a cozinha?
A maioria dos ingredientes do produto-exemplo acima não se encontra disponível para compra pelo consumidor comum. Os ingredientes base dos croissants, bolachas e bolos são os que encontrarás facilmente na despensa da tua casa:
Farinha, manteiga, açúcar, ovo, leite, baunilha e fermento.
- Prepara com os teus pais os lanches da semana. É divertido e podes adaptá-los ao teu gosto:
- Procura na net ou em livros de cozinha uma receita do que queres preparar;
- Escreve a lista de compras;
- Vai com os teus pais para a cozinha, e vais ver que é super-divertido preparar aquilo que comemos e a tua saúde agradece!
Por Márcia Patrício
Mestre em Engenharia Zootécnica, pintora de banda desenhada e agricultora. Apaixonada por uma alimentação natural e sustentável.
Autora do blog Temperos da Argas onde há 10 anos partilha a sua caminhada por uma alimentação cada vez mais saudável. Acredita que na cozinha se criam laços, tradições e se aprente a valorizar o alimento e quem o prepara, como tal, as suas filhas colocam muitas vezes a “mão na massa” e contribuem para a preparação de refeições e lanches.
www.temperosdaargas.wordpress.com