fbpx

Procuro com os meus livros e contos despertar a capacidade de sonhar das crianças para as ajudar a:

  • descobrir soluções criativas, alternativas e sustentáveis para problemas do mundo que as rodeia
  • acederem ao mundo que as rodeia e a construírem as suas representações mentais e de aprendizagem;
  •  estimularem a imaginação, criatividade e fuga do quotidiano;
  • construírem a sua representação da realidade e a sua personalidade;
  • estimularem a capacidade de fantasiar e criar histórias 

Os Livros

Valentim nasceu num dia escuro, frio, de neve, com uma condição especial. Em vez de ser feito de tecido muscular, o seu coração era feito de chocolate. Negro, doce e inigualável chocolate. E, por isso, teve de crescer dentro de uma redoma própria, desenhada especificamente para esse efeito. Tudo que Valentim queria era ser um menino normal…correr, saltar e rolar pelo chão, como via os colegas fazer, nas brincadeiras em que nunca podia participar. E, por isso, sofria. Até que um dia resolveu arriscar… Mas o seu coração frágil e delicado, ao cair de uma árvore, acabou por se partir em mil pedaços. E agora? Valentim terá de passar os seus dias ligado a uma máquina, sozinho e infeliz? Ou poderá finalmente tornar-se o menino normal que sempre desejou?

Era uma vez uma jovem e alegre Bolota, de seu nome Carlota, nascida e criada nos extensos montados do Alentejo. Filha de um sobreiro imponente, experiente e de idade respeitável, viveu sempre protegida pela sua densa folhagem, acompanhada das suas muitas irmãs bolotas.Ao contrário de todas as outras bolotas, Carlota tem pavor de largar os galhos resistentes do pai, saltar para o chão e tornar-se comida para porcos. Ela sonha viajar até ao céu, às estrelas e até à lua!Mas, o seu destino é inevitável e é escondida num buraquinho no chão que acaba por conhecer o seu amigo Lince, com a ajuda do qual irá perceber a importância do seu papel e da floresta de montado onde vive, para o equilíbrio do ecossistema. Irá também compreender que a cortiça é um produto com diversos usos e fins e que, como tal, o seu sonho de viajar até à lua, afinal, poderá não ser assim tão impossível.

Pimpão

Conta a história do pequeno Pimpão que um dia fugiu de casa em busca do seu amigo Tobias e perdeu-se. Assim começou uma aventura extraordinária! Acompanha o Pimpão e os seus amigos Silvestre e Ni nesta aventura à procura do Tobias e da Quinta das Águias, um lugar onde os animais podem ser verdadeiramente felizes…

Resultado de uma parceria com a Associação Animais de Rua. Ilustrado por Tânia Silva, com prefácio de Ana Galvão.

Ebooks

O Gato das Meias Brancas – Ele era livre, independente, corajoso. Vestido a rigor, com o seu smoking preto, pontuado com laço e meias brancas, o seu elegante traje a rigor condizia perfeitamente com a sua condição de gato mais importante daquela rua…quiçá do universo!

Não havia nada que lhe faltasse, não havia nada que temesse. Apenas não suportava ser tocado por humanos, particularmente aquelas “horrorosas” crianças…Aquilo com que este gato nunca contara foi um dia ser ele a querer estar próximo destas incómodas criaturas…
A história de uma amizade que nasceu quando menos se esperava.

A Flauta Encantada – Numa pequena aldeia vivia um jovem que tinha um talento, um sonho. Tudo o que ele queria era viver da sua música e, por isso, havia de lutar. Mas um dia, tudo isso havia de mudar. Tudo parecia perdido, mas o aparecimento de uma jovem e bela senhora de cabelos negros entrançados viria a trazer uma nova esperança a este jovem talentoso. Ela prometia-lhe fama e riqueza, tudo em troca…do seu sopro de vida.

Desde sempre que as histórias constituíram uma importante forma de passar mensagens e ensinamentos e de preservar e transmitir cultura, tradições e valores, de geração em geração.
Desde os primeiros meses é possível e benéfico que as crianças estejam em contacto com histórias

Mas, como é que as minhas histórias podem mudar o mundo? E, mais importante, como te podem ajudar a criar filhos mais conscientes e comprometidos?

Todas as minhas histórias procuram transmitir uma mensagem positiva, construtiva, pedagógica, que nos leve a questionar coisas importantes na vida e nos ajude a construir-nos como seres progressivamente melhores, num mundo que pode e deve ser melhor.  

Porque acredito verdadeiramente que a leitura tem esse poder!
Escrevo com o propósito de educar para a mudança, inspirando a sustentabilidade e solidariedade.

A Susana escreve cada palavra com o coração, cada vírgula com o cuidado exímio de uma mãe que dá à luz obras maravilhosas e ternas, cheias de lições para os nossos mais pequenos. e para nós também, a quem leveza de um conto ajuda a esquecer o peso da idade. A Susana é uma fada que junta letras, palavras, frases e parágrafos e os transporta para aquele mundo onde todos sonhamos viver. e oferece lições, lições de humanidade, generosidade, altruísmo, lições da natureza, dos animais.
C. Martins
Comprei dois livros da Susana para oferecer a duas crianças nos seus aniversários. Assim que abri os livros fiquei envolvida com as histórias... Adorei e as crianças a quem ofereci também adoraram ❤️ Recomendo vivamente estes livros encantadores escritos pela Susana Machado.​
C. Crespo
Excelente escritora. A Susana entrou em minha casa com um livro que fiquei apaixonada.. A Carlota bolota. É um livro bastante educativo e que tem uma mensagem muito enriquecedora e tão importante hoje. Recomendo todos os produtos da Susana, o jogo InTriboo é fantastico. Ca em casa adoramos jogar. Muito sucesso, querida Susana
J. Serrado
Partilha: