fbpx

Empoderar através dos livros

Se eu começar este artigo dizendo que os livros têm a capacidade de transformar pessoas, situações e até o mundo estou a dar-te alguma novidade??

Provavelmente não!

Muitos de nós crescemos ainda com a noção de que os livros são importantes, que devem ser estimados, preservados e valorizados. Mas talvez essa ideia se tenha vindo a perder, ao longo das últimas décadas, em que as tecnologias vão ganhando interesse e espaço.

Os livros continuam a ser únicos e mágicos, sem dúvida e atrevo-me a dizer que nada, alguma vez, poderá substituir a sensação de ter um livro nas mãos, o seu cheiro, a sua textura.

Mas a realidade é que deixamos de o colocar no centro das coisas que consideramos importantes e indispensáveis, nestes tempos em que toda a informação e entretenimento estão à distância de um simples clique.

E, por isso, acho que não é demais escrever este artigo, relembrando como os livros podem ser empoderadores!

Os livros não têm apenas um potencial lúdico e educativo! Têm  também, como disse inicialmente, uma capacidade transformadora que muitas vezes passa despercebida.

Uma história bem contada, planeada, sentida abre todo um mundo de potencialidades ao leitor. Permite-lhe:

Reinterpretar o mundo e as suas experiências;

Desenvolver o EU e o respeito pelo Outro;

Gerir emoções, conflitos e até situações traumáticas;

Descobrir e afirmar todo o seu potencial interno.

Daqui podemos ver que a escolha da mensagem é muito importante. Quer sejamos pais ao escolher um livro para os nossos filhos, quer sejamos os autores que definimos os conteúdos que queremos partilhar com a nossa escrita.

Precisamos, por isso, estar cientes da nossa responsabilidade. Mas também termos a flexibilidade que nos permite explorar o conteúdo das histórias de acordo com as nossas próprias realidades. Evitar cair no risco de sermos demasiado literais e perder todo o potencial que um texto pode ter nas suas entrelinhas.

Porque um livro será sempre um livro… mas a importância que este tem, os ensinamentos e a magia que este transmite…. esses estarão sempre dependentes de nós.

Partilha:

2 comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *