fbpx

Clube de escrita empoderadora

As histórias são veículos fundamentais para mudar o mundo, na medida em que estimulam a reflexão, o espírito crítico e ajudam a passar mensagens de empoderamento.

O clube de escrita empoderadora surgiu da vontade de reunir pessoas que partilham desta visão e que, sendo apaixonadas pela escrita pretendem colocá-la ao serviço de um propósito maior.

Neste clube são lançados desafios para estimular a escrita, mas não só! Desafios para libertar todo o poder que existe em cada um dos autores que fazem parte dele.

Acreditas que as tuas palavras podem contribuir para educar para um mundo melhor? Então junta-te a nós!

Torna-te um autor da Mudança

Desafios de escrita

No início de cada mês é lançado um desafio para trabalhar competências de escrita.

Desafios de Mindset

Na minha visão, a escrita trabalha-se essencialmente de dentro para fora. Todos os meses são lançados desafios extra para trabalhar questões relacionadas com o mindset e soft skills.

acompanhamento contínuo

Esta é uma comunidade de entreajuda. Para além do meu suporte contínuo podes também contar com o apoio dos restantes elementos do clube.

Recursos complementares

Sempre que possível e pertinente trarei alguns conteúdos que ajudem a aprofundar as competências de escrita e informação sobre o processo de publicação.

Coletâneas de Contos Empoderadores

Tribo da Mudança

Juntos a escrever um mundo melhor!

No Clube de Escrita Empoderadora não irás apenas trabalhar competências de escrita. Tens a oportunidade de ver os teus textos publicados em vários projetos Fórmula S e contribuir para a educar crianças para os valores da cidadania e sustentabilidade.

Revista A Arca de Noa

Projeto Petris

Como Aderir

1- Escolhe a modalidade de adesão

2 – Preenche o formulário de candidatura

3 – Envia o teu texto de adesão para avaliação

4 – Junta-te ao grupo e começa a receber os desafios

O que irás encontrar no Clube?

Plano gratuito

Gratuito

Plano +

24€/ano

*sujeito a avaliação dos textos

Quem criou o Clube de Escrita Empoderadora?

Susana Machado

Comecei a escrever poesia na adolescência. Já na idade adulta, virei-me para a escrita infantil e, em 2008, comecei a trabalhar para publicar o meu primeiro livro “Todos dormem na Terra das Fadas”. 

Mas não foi tão simples como eu imaginava… As propostas que recebi não se enquadravam nos meus objetivos e percebi que havia muito que eu desconhecia no mundo editorial. Isso levou-me a explorar os vários caminhos da publicação independente. 
Neste momento, tenho mais de uma dezena de livros publicados, incluindo uma coletânea e um jogo infantil.

Há uns cinco anos percebi que havia mais pessoas a trilhar o mesmo caminho e que a minha experiência lhes podia ser útil e comecei a fazer mentoria de autores. Adoro acompanhar todo o processo de criação de um livro!

O que diferencia o meu trabalho?

Proximidade e Conexão

Eu gosto de me envolver e acompanhar de perto todo o processo, porque sinto que os teus projetos também sou um pouco meus!

Trabalho de dentro para fora

Eu acredito que para melhorar a escrita, temos primeiro de trabalhar as competências internas, como confiança e motivação

Olhar para o todo e relacionar

Sempre que possível, eu defendo que devemos conjugar as nossas paixões e olhar para o nosso projeto como um todo relacionado

Escrever e agir com propósito

Eu acredito que a escrita tem capacidade de impactar a nossa vida, a dos outros e do mundo em que vivemos, se o fizermos com propósito

Slow writing and publishing

A qualidade é mais importante do que a quantidade. Escrever e publicar deve ser um ato consciente e informado para obter o melhor resultado

Pozinhos de perlimpimpim

Eu quero continuar a acreditar e a espalhar magia pelo mundo e ajudar-te a encontrar aquela que vive dentro de ti e colocá-la na tua escrita!

Perguntas Frequentes

Deverás preencher o formulário de candidatura e enviar um texto de amostra da tua escrita. Em seguida receberás feedback sobre os passos a seguir.

Não. Neste Clube pretendemos estimular a escrita, mas não queremos que seja uma sobrecarga para ninguém. Contudo, porque queremos apenas membros empenhados e participativos, deverás participar, no mínimo, uma vez a cada 3 meses.

Não. Poderás entrar no Clube de Escrita Empoderadora sem qualquer custo, através do Plano Gratuito.

No entanto, se quiseres aprofundar mais a tua escrita, poderás aderir ao Plano +, onde irás receber mais recursos e apoio mais personalizado, para além da possibilidade de veres os teus textos publicados nos projetos Fórmula S, como as coletâneas de contos e a Revista digital A Arca de Noa.

Sim. De forma a avaliar se o teu perfil de escrita se enquadra nos objetivos do grupo, no formulário de candidatura é pedido que envies um pequeno texto de amostra.

Caso adiras ao Plano + os teus textos serão automaticamente considerados para integrar as coletâneas de contos empoderadores, a Revista A Arca de Noa, para além de poderem ser usados em vários projetos Fórmula S e contribuir para a educar crianças para os valores da cidadania e sustentabilidade. A publicação será sempre feita com o teu conhecimento e autorização. 

Através do email susanamachado@formula-s.pt, do chat disponível no site ou das redes sociais.

O que dizem sobre o Clube

Foi neste clube de escrita que desenvolvi ritmo e metodologia. Que aprendi a gerir as crenças e a ignorar as vozes negativas. Foi com a Susana que aprendi a importância de um policiamento e que aprendi que nem sempre ouvimos dos nossos mentores só coisas bonitas e melosas mas sim aquilo que precisamos ouvir naquele preciso momento para nos desenvolvermos e irmos mais além. Fico muito grata por fazer parte desta equipa empoderadora que me enriquece a cada desafio de escrita.
Márcia
Para mim que nunca pensei escrever nada para crianças, foi e continua a ser muito desafiante este espaço. Sinto que a minha visão sobre as minhas capacidades mudou bastante, a minha confiança na escrita aumentou, embora ainda esteja a trabalhar nela. Tem sido uma viagem espetacular até aqui.
Tânia
Para mim, pertencer ao grupo é uma espécie de "empurrão" para frente, uma vez que tenho o "bicho" da procrastinação agarrado nos dedos. Além disso, é um espaço democrático e participativo onde podemos trocar ideias sobre a escrita de variados textos, sobretudo infantojuvenis, área em que pretendo desenvolver projetos literários e não só. Agradeço aos integrantes e à Susana pela oportunidade de estar e permanecer neste grupo recheado de pessoas talentosas.
Simone
Partilha: